O atraso de Gran Turismo 5, da Sony, é resultado do hack recente ao PlayStation 3, que fez com que a Sony alterasse a fabricação dos discos do jogo, alegou uma suposta fonte interna.
A Sony anunciou anteriormente nesta semana que GT5 não seria publicado na data de lançamento em 2 de novembro, declarando que "o criador Kazunori Yamauchi e a equipe da Polyphony Digital querem ter certeza de estar criando uma experiência de corrida da mais alta qualidade."
Isto pode não ser de todo verdade, entretanto, de acordo com um post no fórum Blu-Ray.com, vindo de um antigo moderador que diz ter conexões com a Sony. "O problema surgiu quando a SCE obrigou o uso da SDK 350 para todos os jogos lançados após outubro," dizia o post. "GT5 estava pronto para a prensa rudando na SDK 341, mas foi atrasado por cerca de uma semana para que pudesse ser atualizado para a SDK 350."
SDK é a abreviação de Software Development Kit (Kit de Desenvolvimento de Software), e trata do conjunto de ferramentas utilizadas para programar o jogo de PS3 e criptografá-lo para o disco final que será vendido nas lojas. A SDK 341 diz respeito às ferramentas confidas na firmware 3.41, enquanto a SDK 350 supostamente utiliza códigos e ferramentas disponíveis apenas na firmware 3.50 lançada recentemente e ainda não hackeável.
"Isto causou uma grande dor de cabeça no lado da manufatura, dado o quanto se este jogo perder a data de lançamento por mesmo uma semana, pode causar meses de atraso, pois os espaços de lançamento desta época do ano já estão tomados por filmes de Blu-ray e etc. Então a Sony teve de encontrar uma laguna de três semanas suficiente para produzir sete milhões ou mais de cópias e distribuí-las."
"Se você quer culpar alguém, eu me dirigiria aos piratas e hackers," adiciona o post. "A SCE nunca fez nenhuma restrição ao uso de SDKs antes que a firmware 3.41 fosse comprometida."
A postagem original foi removida do fórum algum tempo depois e o site Eurogamer aguarda comentário da Sony.
Nenhum comentário:
Postar um comentário